VW up! TSi
Diminuir fonte Aumentar fonte
Da Redação
Motor1
VW up! TSi
VW up! TSi
VW up! TSi
VW up! TSi
VW up! TSi
VW up! TSi
VW up! TSi

Em seus dois primeiros anos de vendas, o pequeno up! pode ser considerado um daqueles casos de carro “incompreendido” pelo mercado.

Qualidades, ele tem de sobra: projeto alemão recente, mecânica moderna, bom aproveitamento de espaço, extremamente econômico e seguro e com desempenho acima da média. Receita perfeita, não é ? Não ! Não estamos acostumados com o conceito de carro de fato urbano, no qual o up! se enquadra tão bem. Além disso, todas estas qualidades e modernidade têm um preço, que no caso do up!, é um pouco salgado.

Ao ser adaptado para o Brasil, o up! ganhou 5cm na traseira para aumentar seu espaço para bagagens, pois aqui ele seria, em muitos casos, o primeiro ou o único carro da família e, para isso, teria que agregar às suas já citadas qualidades, a capacidade de transportar quatro ou até cinco passageiros e sua bagagem em pequenas viagens. Foi aí que a coisa complicou: nascido na Europa para ser uma excelente opção de carro urbano econômico, o up! passou a ter que encarar modelos bem maiores como o Hyundai HB20, Fiat Palio e o próprio VW Gol, pela proximidade de preço. Não que o up! não seja capaz de “encará-los”, pois ele tem aptidões mecânicas e dinâmicas de sobra para isso, mas o seu tamanho compacto se torna uma desvantagem.

O resultado disso é que, apesar de hoje já alcançar resultados mais expressivos nas vendas, o up! não chegou a deslanchar como a VW esperava e, pior, acabou roubando mais vendas do Gol do que o planejado, levando este a perder a liderança de vendas no País depois de 28 anos. Exatamente por sem muito mais moderno, o up! custa mais caro que o veterano Gol para ser produzido, mas por causa do seu tamanho, tem que ser vendido por valores inferiores aos do Gol.

Para virar este jogo e fazer seu pequeno carro decolar, a VW apresentou há alguns meses a versão turbo (TSI) do seu moderno 1.0 de três cilindros, capaz de entregar 105cv aliado a muita economia. Trata-se do primeiro motor 1.0 turbo flex do mundo, e um dos mais modernos e econômicos motores fabricados no Brasil. Com ele, o up! TSI consegue ter desempenho de carros 1.6, com a economia dos melhores motores 1.0. Nos seus poucos meses de mercado, já responde por 50% das vendas do up!

Para marcar e chegada deste motor, a VW preparou uma versão especial sugestivamente chamada de Speed up!, com decoração externa mais esportiva. No entanto, a proposta é acrescentar as versões TSI às já existentes hoje, ao custo adicional de R$ 3.200,00. Assim, temos o motor turbo disponível nas versões Move, High, e Cross. Já para as versões “top”, chamadas de White, Red e Black, o motor TSI passa a ser a única opção disponível.

Todos os turbo terão, a tampa traseira pintada em preto brilhante, onde é aplicado o logo TSI e o para-choques dianteiro mais saliente 4cm, para abrigar o resfriador de ar (intercooler) do turbo. O restante permanece igual, exceto na versão Speed up!, que tem faixas decorativas, teto e rodas pintados de preto, faróis com máscara negra e espelhos externos em azul perolizado.

A dotação de acessórios de cada uma das versões permanece a mesma, sendo que todas dispõe direção elétrica, ar condicionado, sistema de som com bluetooth e entrada USB, air bag duplo dianteiro, freios ABS, computador de bordo, ajuste de altura para o volante e vidros dianteiros e espelhos elétricos.

O desempenho das versões TSI promete ser o grande destaque: aceleração de 0 a 100 em menos de 10 segundos e velocidade máxima ao redor dos 190km/h. Números excelentes para um motor 1.0, especialmente ao se considerar que ele ainda é capaz de fazer mais de 12km/l na cidade e mais de 16km/l na estrada com etanol e 14 km/l na cidade e 18km/l na estrada com gasolina. Nenhum outro carro oferece hoje, no Brasil, tanto desempenho e economia ao mesmo tempo, por valores abaixo de 50 mil reais.

Este motor de 3 cilindros 1.0 com turbo é uma evolução do motor aspirado que já equipava o up! desde o lançamento, mas com muitas modificações para melhorar seu desempenho, economia e durabilidade. Na Europa existem versões dele até com 90 a 125cv, sendo que esta versão mais potente deverá equipar em breve também o Golf, em uma nova versão a ser lançada ainda neste ano. Vários veículos da imprensa especializada colocaram o up! TSi frente aos seus principais concorrestes (HB20 e Ford Fiesta turbo) e o pequeno VW saiu vencedor em todos os comparativos, o que demonstra o equilíbrio e as virtudes do seu conjunto.

Como já dissemos no início, o up! já tinha qualidades suficientes para ser um sucesso de vendas, mas esbarrava no tamanho e no preço. Com a chegada do motor TSI, as qualidades e virtudes do carrinho aumentaram, e o up! passa a ter o conjunto mecânico mais moderno fabricado no Brasil. Porém seu tamanho continua o mesmo e o preço aumentou...mesmo assim, vale !

Paulo Bergamini – Motor1