Golf Variant nada contra a corrente
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Da Redação
Motor1
Golf Variant
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Se você tem por volta de 40 anos, certamente em algum momento desejou ter uma Caravan, uma Belina, uma Variant ou ainda uma Parati, Elba, Ipanema ou Quantum.

Todas estas peruas, ou "station wagons" marcaram um longo per√≠odo em nosso mercado, chegaram a representar 10% das vendas totais e foram sin√īnimo de carro de fam√≠lia ou de carro "descolado", no caso da VW Parati.

As √ļltimas tentativas de emplacar peruas mais modernas no mercado, derivadas de bons sed√£s ou hatchs foram os Fiat Tempra SW e Marea Weekend, a Escort SW, a Toyota Corola Fielder, a Renault Megane Grand Tour e a Hyundai I30 CW. Como se v√™, j√° tivemos muitas op√ß√Ķes de peruas √† venda. No entanto, todas estas venderam pouco e duraram pouco, apesar de suas vantagens em espa√ßo sobre os carros das quais derivavam.

Como o mercado mudou...Hoje os SUVs é que são referência quando se fala de carro de família e restam praticamente apenas três modelos de peruas no mercado: a jurássica Fiat Weekend Adventure, que já foi Palio e que está em fim de carreira, a VW Spacefox que, apesar de mais moderna, vende menos que a Weekend pela falta de oferta e pelos preços altos, e o Golf Variant, do qual falaremos agora.

O Golf Variant chegou ao Brasil como versão perua da geração anterior do Jetta importado, com motor 2.5 de 5 cilindros e status de "carrão". Com a mudança de geração do Jetta e a nacionalização do Golf, ela foi atualizada e passou a se chamar Golf Variant, como no resto do mundo.

Como um legítimo derivado do Golf, a Variant mantém todas as ótimas características que fizeram a fama do hatch: ótima dirigibilidade, desempenho, acabamento e status.

Externa e internamente a Variant √© um Golf at√© a coluna central. Tudo exatamante igual. Da√≠ para tr√°s, a perua √© s√≥ vantagens: um pouco mais de espa√ßo no banco traseiro e muito mais espa√ßo para bagagens, al√©m de um design mais harm√īnico e at√© mais esportivo que o hatch.

Est√£o l√° o mesmo motor 1.4 TSi flex de 150cv, fazendo par com o c√Ęmbio autom√°tico Tiptronic de 6 marchas (inferior ao automatizado DSG), que garante desempenho de esportivo com consumo de popular.

A suspensão dianteira e o conjunto de direção e freios também são idênticos ao Golf hatch, mas a suspensão traseira é melhor, pois manteve a estrutura  de rodas independentes, enquanto o hatch regrediu para o eixo de torção quando foi nacionalizado.

No interior, o painel, o acabamento, os bancos e a dotação de acessórios também são igualmente ótimos, como no Golf.

A Variant √© oferecida nas vers√Ķes Comfortline e Highline. Ambas disp√Ķem de¬†sete airbags, rodas de liga leve, controle de estabilidade e tra√ß√£o, far√≥is de nebilna dianteiros, bloqueio eletr√īnico do diferencial, assistente de partida em rampas, central multim√≠dia com tela "touch" de 5,8 polegadas e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. A vers√£o Highline acrescenta rodas de 17 polegadas, central multim√≠dia mais completa, acabamento em couro e bancos dianteiros com controle el√©trico.

Nas configura√ß√Ķes b√°sicas o Golf Variant chega pelos valores de 105 e 116 mil Reais em cada uma das vers√Ķes. Caro ? Sem d√ļvida...mas ainda pode ficar bem pior: a vers√£o Highline com pintura met√°lica, teto solar el√©trico, piloto autom√°tico anti-colis√£o e adaptativo, sistema autom√°tico de estacionamento, farois de xenon com lavadores, multim√≠dia de 7 polegadas com navegador e mem√≥ria interna, chave inteligente, ar digital e outros mimos eletr√īnicos pode chegar a R$ 154.000,00. Pre√ßo de um Audi A3 sedan. Vale ? Para responder, vamos argumentar que o Golf Variant tem mais espa√ßo, a mesma qualidade de acabamento e mais equipamentos, mas n√£o deixa de ser um VW, enquanto o A3 √© um Audi...embora compartilhe a mesma mec√Ęnica e a mesma estrutura.

Um carro perfeito, ent√£o ? Se ainda tivesse o c√Ęmbio DSG e custasse algumas dezenas de milhares de reais a menos, estaria perto disso.

Como est√°, continua sendo um excelente carro, sem d√ļvida melhor que o Golf hatch, mas que est√° fadado a manter suas vendas ao redor de 200 unidades/m√™s pelo seu pre√ßo e a concorr√™ncia com os carros "da moda", os SUVs.

 

Paulo Bergamini - Motor1