Jeep Compass chega para ser líder
Diminuir fonte Aumentar fonte
Da Redação
Motor1
Jeep Compass
Jeep Compass
Jeep Compass
Jeep Compass
Jeep Compass
Jeep Compass
Jeep Compass

Mais uma vez, abrimos espaço para falar de SUVs...

Eles realmente são as estrelas do momento não só no mercado brasileiro, mas em quase todo o mundo.

Aproveitando esta onda e, em especial o sucesso incontest√°vel do Renegade, a Jeep lan√ßou no final de 2016 a nova gera√ß√£o do Compass (que signif√≠ca b√ļssola, em ingl√™s). O modelo era, at√© a chegada do Renegade, a entrada da linha mundial da Jeep. Coube ao Brasil e √† f√°brica da Jeep em Goiana - Pe, a estreia mundial do novo Compass.

Produzido sobre a mesma estrutura do Renegade e da picape Toro, o Compass compartilha com estes tamb√©m quase todo o conjunto mec√Ęnico, o que deve facilitar sua manuten√ß√£o e pre√ßos mais acess√≠veis de pe√ßas, com o passar do tempo.

O Compass traz uma proposta um pouco diferente do Renegade: menos aventureiro e mais familiar e refinado, ele tem mais espaço interno, melhor acabamento e um estilo claramente inspirado no ícone Grand Cherokee, cartão de visitas da marca.

Suas linhas externas s√£o modernas e harm√īnicas, trazendo a grade dianteira com as tradicionais sete "janelas" como todo Jeep. Suas dimens√Ķes externas s√£o praticamente id√™nticas √†s do seu principal rival, o Hyundai iX35, mas o Compass se diferencia deste pela maior modernidade do projeto e pelas linhas mais "parrudas".

Internamente o Compass traz muitas partes em comum com o Renagade e o Toro mas, como já dissemos, com melhor acabamento e um pouco mais de espaço, especialmente no banco traseiro e no porta-malas.

Mecanicamente, o Compass abre m√£o do an√™mico 1.8 (Fiat), que equipa o Renegade e a Toro e chega com o mais moderno e potente Tigershark 2.0 flex de 164cv, al√©m da vers√£o diesel de 170cv que j√° equipa seus dois "irm√£os", sempre com c√Ęmbio autom√°tico de 6 ou 9 marchas. A vers√£o fex tem tra√ß√£o dianteira e a diesel chega com tra√ß√£o 4x4 com reduzida eletr√īnica, para encarar verdadeiros desafios off-road, como conv√©m a um aut√™ntico Jeep.

As vers√Ķes dispon√≠veis s√£o ¬†Sport, Longitude, Limited e Trailhawk, sendo esta √ļltima dispon√≠vel exclusivamente com motor diesel e tra√ß√£o 4x4. Os pre√ßos b√°sicos das vers√Ķes v√£o de R$ 102.000,00 da vers√£o Sport aos R$ 152.000,00 da Trailhawk, podendo ainda crescer um fun√ß√£o dos in√ļmeros opcionais e acess√≥rios que podem personalizar o Compass de acordo com o gosto e o bolso dos compradores.

Al√©m do iX35 da Hyundai, o Compass tem como concorrentes naturais o Toyota Rav4, o Honda CR-V, o VW Tiguan e a nova gera√ß√£o do Peugeot 3008, al√©m de disputar espa√ßo tamb√©m com as vers√Ķes mais caras do Honda HR-V e do pr√≥prio Renegade.

Com apenas três meses de mercado, o Compass já é o líder do segmento e deve permanecer assim por um bom tempo, enquanto seus principais concorrentes forem somente os importados.

Paulo Bergamini - Motor1