Modelo 2018 do Corolla chega mais equipado e ainda mais caro.
Diminuir fonte Aumentar fonte
Da Redação
Motor1
Corolla 2018
Corolla 2018
Corolla 2018
Corolla 2018
Corolla 2018
Corolla 2018
Corolla 2018

O mercado brasileiro tem muitas particularidades e curiosidades. Uma delas √© a lideran√ßa absoluta do Corolla no segmento dos sed√£s ‚Äúde luxo‚ÄĚ h√° alguns anos. Foi constru√≠da uma imagem de qualidade e superioridade em torno da marca Toyota (e da Honda tamb√©m) que nem sempre corresponde √† realidade.

No caso do Corolla, podemos apontar facilmente outros sedãs, no mínimo, tão bons quanto ele, mas que nunca tiveram o mesmo sucesso de vendas embora, normalmente, ainda custem menos que a estrela japonesa. Nissan Sentra, Chevrolet Cruze, VW Jetta, e Hyundai Elantra, são alguns exemplos desta situação, sem falar dos franceses Peugeot 408 e Citroen C4 Pallas, que são ótimos produtos, mas um pós-venda muito deficiente.

Atenta √† movimenta√ß√£o da concorr√™ncia (leia-se: Honda Civic), a Toyota resolveu antecipar as mudan√ßas de ‚Äúmeia vida‚ÄĚ da atual gera√ß√£o do Corolla e passou a oferecer alguns equipamentos que todos os seus concorrentes j√° tinham h√° algum tempo, como o controle eletr√īnico de estabilidade (ESP).

O Corolla 2018 chega com pequenas mudan√ßas externas, especialmente na dianteira, com novos para-choques mais encorpados e far√≥is e grade mais afilados. O resultado disso √© uma dianteira mais agressiva e moderna, alinhada com os √ļltimos lan√ßamentos da marca japonesa mundo afora.

Volta √† cena a vers√£o ‚Äúesportivada‚ÄĚ XRS, que nada mais √© que um XEi com saias dianteira, laterais e traseira e aerof√≥lio sobre a tampa do porta malas. Nenhuma mudan√ßa mec√Ęnica que justifique o adjetivo ‚Äúesportivo‚ÄĚ foi acrescentada ao modelo.

Todas as vers√Ķes passam a ter luzes de posi√ß√£o diurnas em leds, sendo que nas vers√Ķes XRS e Altis, estas luzes s√£o maiores a acompanham a curvatura inferior dos far√≥is. Na lateral, apenas novas rodas de liga, tamb√©m em todas as vers√Ķes, sendo que as vers√Ķes XEi, XRS e Altis, passam a usar conjuntos de 17 polegadas, contra 16 das demais vers√Ķes. Junto com as rodas maiores, a Toyota fez ajustes na suspens√£o e dire√ß√£o, para que o Corolla n√£o perdesse a suavidade ao rodar que sempre foi sua maior caracter√≠stica.

Na traseira, mudan√ßas nos p√°ra-choques e na disposi√ß√£o das luzes dentro das lanternas. Nas vers√Ķes XEi, XRS e Altis, a ilumina√ß√£o √© toda em leds tamb√©m.

Internamente, o novo Corolla passa a ter as sa√≠das de ar laterais em formato redondo e novo sistema multim√≠dia mais moderno em todas as vers√Ķes. Al√©m de compat√≠vel com os sistemas Apple Car Play e Android Auto, as vers√Ķes XEi, XRS e Altis t√™m tamb√©m sintonia digital de TV e chaves presenciais. Todas as vers√Ķes t√™m tamb√©m 7 airbags de s√©rie. A vers√£o Altis passa a oferecer ar condicionado digital de duas zonas de temperatura e banco do motorista com regulagem el√©trica.

Os motores e c√Ęmbios continuam exatamente os mesmos que j√° equipavam o Corolla h√° alguns anos: 1.8 VVt de 144cv nas vers√Ķes GLi e GLi Upper e 2.0 VVt de 154cv nas vers√Ķes XEi, XRS e Altis, sempre com o c√Ęmbio CVT com 7 marchas ‚Äúsimuladas‚ÄĚ.

Mecanicamente houve apenas a inclus√£o dos controles eletr√īnicos de tra√ß√£o e estabilidade, al√©m do aux√≠lio de partida em rampas, que h√° muito tempo seus principais concorrentes j√° dispunham.

Continua existindo a vers√£o GLI ‚Äúb√°sica‚ÄĚ, destinada exclusivamente a frotistas, equipada com o motor 1.8 e c√Ęmbio manual de 6 marchas. Para esta vers√£o, o valor de venda √© de R$ 70.000,00.

Os preços, logicamente aumentaram...começam em R$ 91.000,00 na versão GLi Upper, R$ 100.000,00 para a XEi, R$ 109.000,00 para a XRS, culminando em R$ 115.000,00 na versão Altis.

Com as mudan√ßas, o Corolla continua sendo um √≥timo carro, com muitas qualidades e, agora, com mais conte√ļdo tecnol√≥gico. No entanto, ao analisar seus pre√ßos de venda, em todas as vers√Ķes h√° concorrentes mais equipados e menos caros. Mas n√£o ostentam a marca Toyota e, no Brasil, isso vale uns 10 a 15 mil reais. S√≥ no Brasil.

Paulo Bergamini ‚Äď Motor1